Pesquisar este blog

10 de setembro de 2011

CUIDADO COM A LEI DA UMBANDA

A Umbanda não é responsável pelos absurdos praticados em seu nome, assim como Jesus Cristo não é responsável pelos absurdos que são e foram praticado em seu nome e em nome de seu evangelho.

Vovó Maria Conga

Hoje, 10/09/2011, um aperto forte encheu meu peito de dor e angústia. Um turbilhão de coisas invadiu minha mente. Penso que é muito complicado quando permitimos que o outro abale nossa crença.
Nessa angústia clamei a minha amada Vó Conga, com a permissão de Pai Oxalá, que fosse do meu merecimento receber seu conforto.
As lágrimas desceram quente, grossas e um grande nó começou  a se desfazer, pedi perdão pela minha vaidade e ignorância em não conseguir entender o que acontece.
Clamei novamente para ajudar a nossa casa, amanhã é gira de Preto Velho, que sentir que posso ser útil aos filhos de fé que vão acordar cedo e ir ao terreiro. Nesse pranto adormeci, no final do sonho apenas uma frase ficou na minha cabeça. Foi engraçado porque não consegui memorizar. Então, percebi que alguém guiava meu olhos com o dedo. Era um dedo negro, velho, bem enrugado e, logo pensei: " A Vovó só pode ser a Senhora."
A frase era a seguinte: "Esta do mesmo jeito porque sempre faz a mesma coisa"
Parece simples, mas ao acordar essa frase fez total sentido para minha vida e as  minhas escolhas.
Salve os Pretos Velhos que na sua simplicidade e humildade nos transmitem ensinamento sábios.

Muito axé!

3 de setembro de 2011

Cuidado com as coisas que põem na sua cabeça


Nas minhas andanças de madrugada pela internet gosto muito de visitar alguns blog como o Umbanda sem mistério, encontrei uma  postagem com total integração com meus atuais questionamentos. Estou cansada de tanta bobeira dita pelos intitulados Pais e Mães de Santos, bem como, alguns medíuns. Vou listar algumas dessas bobeiras, que são COISAS QUE COLOCAM NA SUA CABEÇA que muita gente aceita como verdade: 
- Orixá é energia e/ou força da natureza.
- As histórias dos Orixás são verdadeiras.
- Médium bom é inconsciente.
- Quando a entidade bebe incorporada, o efeito do álcool é levado por ela ao despertar o seu médium.
- É possível se "cortar" ou "afastar" a mediunidade de alguém.
- Orixá castiga e abandona (vira as costas) para os seus filhos.
- Os Orixás brigam entre si ou tem desavenças uns com os outros.
- Se você pode dar ouro ao seu Orixá, não dê prata ou cobre.
- É possível se "prender" ou "amarrar" o anjo de guarda de alguém (acreditem que tem Pai de Santo que diz que desfaz esse tipo de trabalho)
- Todo caboclo foi índio, todo preto-velho foi escravo, toda pomba-gira foi prostituta ou teve vida similar etc.
- Exú é um demônio e seu chefe é o Maioral.
- Orixá come e bebe.
- Quanto mais o médium estrebuchar para incorporar, melhor será a sua incorporação.
A lista é imensa, mas resolvi para por aqui.
Axé irmãos e muita humildade!

Umbanda é coisa séria

Tenho pensando muito isso ultimamente, até porque vemos coisas nos terreiros que não é necessário ter um mediunidade de vidência para achar pelo menos estranho. O que esta acontecendo? Aprendi com minha experiencia profissional que um bom médium não significa que será um bom Pai de Santo. 
Como essa fabricação de Pai de Santo? Acho que alguns revoltam com alguma coisa é resolver fazer um curso ou fazer sei lá o que é abrir um terreiro. Sugiro que melhor abri um teatro, pois o que vemos é um grande espetáculo é uma platéia sendo enganada em nome de um falsa intuição de um falso exercício da mediunidade. 
A famosa frase, de senso comum, " Médium todos somos", precisa ser melhor esclarecida. Todos são, mais ..... até chegar atender uma pessoa, prestar o serviço de caridade e orientação, não é pra adivinhar o futuro ou remover as pedras que cada um deve enfrentar.  Mas têm coisa que é de graça que sai tão caro quanto se você tivesse pago. 
Penso também que os Pais e Mães de santos de verdade devem ter um trato com as entidade que atuam no terreiro: os Pais e Mães de Santo cuidam dos médiuns e as Entidades dos Chefes cuidam dos espíritos. 
É ridículo o Chefe do Terreiro usar a sua entidade para dar bronca no médium por questões de disciplina. Tem ser a pessoa do Pai ou da Mãe de Santo. 
Graças Olorum e nosso Pai Oxalá, nem tudo esta perdido e ainda existem bons médiuns que assumem a responsabilidade de Chefe de um casa com responsabilidade. 

Muito AXÉ!!!