Pesquisar este blog

6 de junho de 2011

Ser Medium


Hoje quero compartilhar com vocês algo que sempre leva muitos filhos de fé a se afastarem dos terreiros ou perder a fé.

Em especial, escrevo para os irmãos de fé que atuam na caridade do terreiro de umbanda exercendo a mediunidade. Quem se enquadra nesse grupo? Vou lançar uma polêmica. 
Ontem após ouvir as sábias palavras do Dirigente Espiritual do terreiro que freqüento, Pai Joaquim, fique pensando sobre o exercício da mediunidade e o papel médium. Vou mais além, pensei muito sobre DE QUEM É A RESPONSABILIDADE.
Entendo que médiuns são todos aqueles que sentem, de alguma maneira, a presença dos espíritos, independente da intensidade e da diversidade dessas manifestações. Segundo estudos é um dom inerente ao ser humano e NÃO CONSTITUI PRIVILÉGIO a NINGUÉM, pois todas as pessoas possuem mediunidade mesmo que em “ESTADO RUDIMENTAR".
Na minha concepção, partindo do entendimento da literatura sobre a mediunidade, todas as pessoas que atuam dentro do terreiro de umbanda têm um compromisso com o desenvolvimento mediúnico.
Esse desenvolvimento não significa apenas ficar girando ou alguém colocar a mão em você é "puxar uma entidade". Penso que vai muito além.
Trata-se de um despertar para a consciência de fé, da lei de causa e efeito, de amor incondicional, ou seja,  o desenvolvimento moral e REFORMA INTIMA.
Infelizmente vejo muito irmãos médiuns vestidos bonitinhos e pensando nas recompensas materiais ou emocionais diante de sua atuação, fazendo barganhar com as entidades com as quais trabalham, alguns dizem "A minha entidade" isso é posse. Fazendo barganha com o seu dom no sentido de estipular se esta ou não com vontade ou disposição para prestar atendimento espiritual à outra pessoa.
Ontem ouvindo as sábias palavras do Pai Joaquim conclui: Ser Médium não é apenas incorporar, ir sacudir no terreiro, usar uma roupa assim ou assado. 
Todo no terreiro desde o Cambone ate o Pai de Santos são médiuns estão ali trocando energia para receber a Assistência do Terreiro, pessoas que saem de suas casas para buscar uma palavra de conforto ou até mesmo com sentimento negativos e destrutivos. 
Porém quando entram numa casa onde todos são bem recebidos, na qual no trabalho de abertura - que ontem entendi que é um dos acolhimentos que as pessoas - os filhos ecoam os cantos e pontos da Umbanda saudando os Orixás, Santos, Entidades, batendo palma com amor no coração. Sentindo realmente a presença de uma energia espiritual, ai sim nesse momento todos exerce a mediunidade é essa energia esta promovendo atendimento muito especial a toda assistência.
Já visiteis terreiros que somente pelo fato de estar na assistência sentada e ouvir os cantos já me sentia energizada e aliviada.
Ser médium é ser verdadeiro, amar, perdoar, consolar, oferecer um abraço quando não se tem palavras para dizer a pessoa que sofre, é segurar na mão da pessoa que esta a sua frente e com humildade pedir ao Pai Oxalá que auxilia aquela pessoa.
O Médium é um mensageiro da espiritualidade, quando a pessoa que vai entregar a ficha de atendimento esta sendo um mensageiro da espiritualidade. Como assim? Com o carinho, com a energia acolhedora que é uma luz de esperança para alguém que espera pelo atendimento. 
Para reflexão sobre o Ser Médium sugiro a leitura da Oração de São Francisco: 



ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO

Senhor, fazei-me instrumento de Vossa Paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvida, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver despero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre,fazei que eu procure mais,

Consolar,que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
É perdoando que se é perdoado,
E é morrendo que se vive para a Vida Eterna.



Nenhum comentário:

Postar um comentário