Pesquisar este blog

12 de junho de 2011

ESTOU INCORPORADO MAS VEJO E OUÇO TUDO

Esta é a principal dificuldade de todo médium que inicia seu desenvolvimento mediúnico. Sou consciente, vejo tudo, será que estou fingindo?
Quando se trata dessa situação estamos falando da Incorporação Consciente.
Segundo vários estudos, a cada dez médiuns, nove tem essa dúvida e insegurança no inicio de suas incorporações. Não é incomum perceber que muitos irmãos de fé sentem culpa ou vergonha por tal ocorrência, por total falta de conhecimento desse tipo de incorporação.
É importante também citar que existem três estágios no desenvolvimento mediúnico até chegar a incorporação. Para explicar de forma mais simplificada, citarei apenas a ordem ate chegar na incorporação. 
1º Estágio é o da INTUIÇÃO
2º Estágio é o da APROXIMAÇÃO
3º Estágio é o da INCORPORAÇÃO.
Considero que é mais importante ficar atento a esses estágios, do que viver no sofrimento ou dúvida se é importante ser consciente ou inconsciente na atuação como médium.
Sabemos que nos dias hoje não se faz necessário a mediunidade inconsciente, entretanto, a percebemos que alo médium prefere omitir a sua consciência durante o trabalho mediúnico para credibilidade ou  por medo de ser acusado de mistificador.
Hoje as entidades atuam com os médiuns, em sua maioria, consciente durante a realização dos atendimentos e trabalhos. Apenas um percentual muito pequeno (segundo alguns estudos 2%) são semi-consciente e raramente inconsciente (cerca de 1%).
Vou citar um exemplo que li recentemente em um blog, infelizmente não lembro para citar a fonte de pesquisa. 
Bom no exemplo a pessoa que escreveu o artigo fez uma analogia comparando copo de  água com açucará e o processo de incorporação. 
Em copo de água e coloque duas colhes de açúcar. Sem misturar você visualiza dois elementos: a água e o açúcar. Misturando surge um terceiro elemento totalmente modificando, mas ainda contendo os outros dois elementos.
Da mesma forma acontece a incorporação, a mente do médium alinhada com a energia da entidade que se aproxima, unem-se em harmonia e com o conhecimento de ambos fazem um trabalho correto.
Nunca tive problemas, medo ou vergonha de dizer que sou Médium consciente, pelo contrário, acredito que pelo fator de ser sincera nos trabalhos com as entidades que conquistei o respeito, confiança e a credibilidades dos meus irmãos de terreiro e da assistência.
Na minha concepção o Médium que omite ser consciente tem uma atitude irresponsável, pois se por acaso algo der errado no atendimento o mesmo poderá dizer: “Não foi eu, foi à entidade eu sou inconsciente”.
Outro aspecto importante é a características da manifestação mediúnica quando incorporado, nesse caso estou me referindo aos trejeitos e movimentos das entidades e orixás. 
Por exemplo, tente impedir um dos movimentos voluntariamente, segurar as mãos quando da manifestação de um  Caboclo enquanto brada seu grito ou levantar rápido quando da incorporação de um Preto Velho. Tem aqueles que desafiam achando que podem provar algumas coisas, mas ao contrário do que pensam, isso é uma grande intervenção e não terão a prova de reação da entidade que não permitira que a pessoa corrija a postura ou mude o movimento.
No começo da Umbanda era necessário a inconsciência por se tratar de uma religião nova, assim, algumas provas não seriam possíveis com a incorporação consciente do médium, pois o mesmo não teria coragem e nem acreditaria. Sem contar as características de manifestação das entidades, como por exemplo, incorporar uma criança ou uma pomba gira, as pessoas sentiam vergonha e ridicularizadas com essas manifestações por falta de conhecimento, preconceitos entre outras razões.  Essas conseqüências poderiam levar o médium a se afastar da Umbanda, a inconsciência era necessário para ajudar os incrédulos e quebrar paradigmas e preconceitos.
Porém hoje com a evolução que a Umbanda conseguiu não existe mais a necessidades das entidades usarem do artifício da inconsciência para trabalhar com os médiuns e auxiliar a todos que procuram os terreiros de Umbanda.



Beijos e boa semana 


Luly

42 comentários:

  1. bt gostei mim ajudou bastante tirou alguma duvidas que eu tinha bjss é boa tarde

    ResponderExcluir
  2. É engraçado hein!!! que toda macumba pra destruir pessoas, vem da umbanda e muitas pessoas são cegas pra enxergar isso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. FILHO
      Infelizmente tem isso ai
      Assim como tem igrejas catolicas envangelica que denigre o nome da religiao
      Umbanda nao é isso que passaram pra vc
      UMBANDA é Amor é caridade por favor nao cite a religiao Umbanda assim
      Ah e macumba é um instrumento
      Oxala abencoe muito axe

      Excluir
    2. Sou consciente e gosto de dizer e as vezes fico semi-consciente e gosto mais ainda não sei o porque comecei a incorporar a pouco tempo pode me explicar porque sou consciente e semi-consciente?

      Excluir
    3. Chama no whatsapp te explico certiho 41996702521

      Excluir
    4. Me chama se possível
      098 9 91942908

      Excluir
    5. Assim como muitas pessoas vão a igreja crista pedir o fim de relacionamentos alheios pra atrair pra si marido alheio (ou mulher), ou pedem riquezas materiais, são as pessoas que procuram os centros espíritas para isso, não o centro espírita procura as pessoas, a maldade tá no coração do ser humano e não na religião. (Em latim: Religação com Deus.)

      Excluir
  3. Se ser consciente é normal como agir nos casos que os fiéis procuram as entidade pra saber o que está pra acontecer se não somos videntes e estamos consciente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aumbanda nao tem nada com videcia e sim com o esclaresimento ao consulute a entidade qum determina o que e se nessesario a ser revelado o passado ou futuro

      Excluir
    2. Ser consciente, não quer dizer q vc vai falar o que vc está pensando; vc vai ouvir a entidade e repetir, apenas estará consciente disso. De qualquer forma, é bom deixar claro para o consulente q somente Deus tem acesso ao futuro e pode aconselha-lo a cuidar bem do seu momento presente, das suas emoções, sentimentos e ações.

      Excluir
  4. Vcs estão de pearabens mais tenho uma duvida quando os fieis procura as entidades pra seber o que esta pra acontecer ou que vem a aconteser o que fazer se Samos conscientes

    ResponderExcluir
  5. quero ser umbandista oq tenho q fazer ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro conhecer uma casa
      frequentar um tempo e ver se é realmente isso que vc quer
      quando tiver certeza disso fala com a mae ou o pai de santo para fazer parte da casa assim como o meu terreiro tem uma coisa chamado regimento interno pede pra ler e ve se vc aceita as doutrinas
      espero ter ajudado
      Muito axe
      OXALA ABENCOE

      Excluir
  6. Olá a todos estou frequentando o kardecismo e acontece coisas elevação das mãos pernas e o rosto voltado aos céus toda vez q tomo passe estou começando achar q sou eu fazendo de propósito só q não tenho essa força de fazer isso fico até com vergonha poderia me ajudar

    ResponderExcluir
  7. SOU CATOLICA TENHO 17 ANOS , ESTAVA AFASTADA DA IGREJA,MAS VOLTEI, QUERIA ENTENDER UM POUCO SBRE O QUE ACONTECEU COMIGO, FUI AO LOUVOR, E NESTE DIA ESTAVA COM MUITA RAIVA DE MIM, E TINHA ME FERIDO ME CORTADDO, ENTAO COMEÇEI A SENTIR ALGO , TAVA COM MAIS RAIVA AINDA , E NAO QUERIA FIKAR ALI, SENTIA ALGO DIFERENTE MEU INTERIOR ESTAVA FALANDO COMIGO,, ME MAICHUCAVA, QUERIA ME ARRANHAR , NÃOSEI O PORQ DISSO, ERA EU E NÃO ERA AO MESMO TEMPO! ME LEVARAM PRA SACRISTIA, COMEÇARAM A REZAR, E EU NAO QUERIA OUVIR, ME SEGURAVAM E EU QUERIA ME SOLTAR, PENSAMENTOS EM MINHA MENTE EU OUVIA, NÃO CONSEGUIA ENTENDER O QUE TAVA ACONTECENDO, SO QUERIA E QUERIA ME MAICHUCAR, MAIS EU SENTIA E VIA TUDO QUE TAVA ACONTECENDO, ERA EU? QUE ESTAVA FAZENDO AQUILO COMIGO MESMA? UM MONTE DE PESSOAS ME SEGURAVAM, EU VIA... ELES,EU GRITAVA, AO MESMO TEMPO FALAVA ALGUMAS COISAS QUE EU NÃO QUERIA FALAR, MAIS EU NÃO ACEITAVA O QUE ELES FALAVAM PRA MIM... DEPOIS DE UM TEMPO, PARECIA QUE EU DESISTIR DE LUTAR CONTRA AQUELAS PESSOAS, SEILA EU VOLTEI , ESTAVA NORMAL, ABRIR OS SONHOS OLHEI PRA ELES, E ME PERGUNTEI O QUE ACONTECEU COMIGO? PRA MIM FAZER ISSO? PORQ EU FIZ ISSO EU TAVA DOIDA? PERDIR A CABEÇA? POIS EU ME LEMBRAVA DE TUDO QUE TINHA ACONTECIDO. ALGO TAVA ME FORÇANDO? OQUE? EU TAVA IMCORPORADA? E COMO EU NÃO FIZ NADA PRA PARAR?
    EU MESMA PRENDIA A RESPIRAÇÃO , EU ME MAICHUCAVA PORQ?
    ANTES DE VIR A IGREJA EU TINHA ME CORTADO FOI ISSO? ESTAVA COM RAIVA DE MIM, POR COMER MUITO, POR ME ACHAR GORDA! TENHO ODIO DO MEU PAI, POR TER ME EITO MUITO MAL A MIM E AMINHA FAMILIA, NAO VOOU FALAAR SOBRE ISSO NAO GOSTO...
    SO QUERIA O PORQUE ISSO ACONTEÇEU COMIGO? ME AJUDEM ENTENDER, NAO FALEI COM PESSOAL A IGREJA , QUE EU TAVA CONCIENTE ,MAIS AO MESMO TEMPO NÃO SABIA COMO PARAR, NAO ENTENDO,, ESPERO QUE ME AJUDEM..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente oq a pretinha falou . Não tenha medo !
      Deus é maior que qualquer coisa
      Se quiser va a um terreiro . Bjs

      Excluir
    2. Legal ver que tem pessoas como vc Kah♡ sem preconceito religioso parabens

      Excluir
  8. SOU CATOLICA TENHO 17 ANOS , ESTAVA AFASTADA DA IGREJA,MAS VOLTEI, QUERIA ENTENDER UM POUCO SBRE O QUE ACONTECEU COMIGO, FUI AO LOUVOR, E NESTE DIA ESTAVA COM MUITA RAIVA DE MIM, E TINHA ME FERIDO ME CORTADDO, ENTAO COMEÇEI A SENTIR ALGO , TAVA COM MAIS RAIVA AINDA , E NAO QUERIA FIKAR ALI, SENTIA ALGO DIFERENTE MEU INTERIOR ESTAVA FALANDO COMIGO,, ME MAICHUCAVA, QUERIA ME ARRANHAR , NÃOSEI O PORQ DISSO, ERA EU E NÃO ERA AO MESMO TEMPO! ME LEVARAM PRA SACRISTIA, COMEÇARAM A REZAR, E EU NAO QUERIA OUVIR, ME SEGURAVAM E EU QUERIA ME SOLTAR, PENSAMENTOS EM MINHA MENTE EU OUVIA, NÃO CONSEGUIA ENTENDER O QUE TAVA ACONTECENDO, SO QUERIA E QUERIA ME MAICHUCAR, MAIS EU SENTIA E VIA TUDO QUE TAVA ACONTECENDO, ERA EU? QUE ESTAVA FAZENDO AQUILO COMIGO MESMA? UM MONTE DE PESSOAS ME SEGURAVAM, EU VIA... ELES,EU GRITAVA, AO MESMO TEMPO FALAVA ALGUMAS COISAS QUE EU NÃO QUERIA FALAR, MAIS EU NÃO ACEITAVA O QUE ELES FALAVAM PRA MIM... DEPOIS DE UM TEMPO, PARECIA QUE EU DESISTIR DE LUTAR CONTRA AQUELAS PESSOAS, SEILA EU VOLTEI , ESTAVA NORMAL, ABRIR OS SONHOS OLHEI PRA ELES, E ME PERGUNTEI O QUE ACONTECEU COMIGO? PRA MIM FAZER ISSO? PORQ EU FIZ ISSO EU TAVA DOIDA? PERDIR A CABEÇA? POIS EU ME LEMBRAVA DE TUDO QUE TINHA ACONTECIDO. ALGO TAVA ME FORÇANDO? OQUE? EU TAVA IMCORPORADA? E COMO EU NÃO FIZ NADA PRA PARAR?
    EU MESMA PRENDIA A RESPIRAÇÃO , EU ME MAICHUCAVA PORQ?
    ANTES DE VIR A IGREJA EU TINHA ME CORTADO FOI ISSO? ESTAVA COM RAIVA DE MIM, POR COMER MUITO, POR ME ACHAR GORDA! TENHO ODIO DO MEU PAI, POR TER ME EITO MUITO MAL A MIM E AMINHA FAMILIA, NAO VOOU FALAAR SOBRE ISSO NAO GOSTO...
    SO QUERIA O PORQUE ISSO ACONTEÇEU COMIGO? ME AJUDEM ENTENDER, NAO FALEI COM PESSOAL A IGREJA , QUE EU TAVA CONCIENTE ,MAIS AO MESMO TEMPO NÃO SABIA COMO PARAR, NAO ENTENDO,, ESPERO QUE ME AJUDEM..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc provavelmente estava incorporada , mas por um espírito sem luz que provavelmente se aproveitou da sua triste para se aproximar , procure ajuda em um terreiro se sentir vontade , com cautela e sem pressa para achar um lugar confiável para te ajudar a entender isso melhor.

      Excluir
    2. Vc provavelmente estava incorporada , mas por um espírito sem luz que provavelmente se aproveitou da sua triste para se aproximar , procure ajuda em um terreiro se sentir vontade , com cautela e sem pressa para achar um lugar confiável para te ajudar a entender isso melhor.

      Excluir
    3. Olha lari esse foi o pior lugar pra você fazer essa pergunta , peça ajuda para o coordenador desse grupo que você foi , você não vai encontrar a resposta que quer aqui

      Excluir
    4. Por que ela não irá encontrar respostas aqui?
      Sua fé é maior que as dos outros ou é sua intolerância que é maior? Respeite a religião de cada um que a sua ira ser respeitada,o único que pode apontar o dedo é Deus, pois você é pecador igual a todos aqui, sua missão na terra é amar e respeitar pós faça oque seu Deus manda.
      Passar bem.
      Oxalá (Deus) esteja com você!

      Excluir
  9. Boa noite! Sou umbandistas há muitos anos, na verdade estou na Quinta nação sempre procurando respostas pra minhas perguntas.comecei a incorporação há pouco tempo recebi exu seu nome e 7 navalhada e não tenho controle do meu corpo, mas algumas coisas na mente fica e também tenho controle de incorporação ou não, vejo, consigo ouvir e sentir presença de entidades ou lugares se está com algo errado. Minha pergunta é: sou consciente ou semiconciente que inconsciente eu sei que não sou. Jogo cartas há mas de dez anos em sonho me deram e no outro dia encontrei jogado na encruzilhada a minha espera.essa dúvida me frustra gostaria se pudesse me tirar essa dúvida.obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Claras palavras. A Umbanda é uma religião linda e pura

    ResponderExcluir
  11. Ola mim chamo patricia quando incorporo consigo ouvir e ver oque estar acontecendo e normal as veses penso sera que incorporei ou não mas sempre que a entidade vai enbora simto o corpo. Dolorido na hora da incorporaçao e como se estivesse dopada mas conciente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm sinto isso.. Não hora bem aquela força que vc não sabe de onde vem.. uma vontade de da dar ou de gritar dependendo da entidade. Eu ouço e vejo tudo! Mas quando acaba aquela incorporação eu me sinto muito cansada!! Difícil explicar

      Excluir
  12. Se alguém puder mim explicar contato 82 991418083

    ResponderExcluir
  13. Sou de religião a anos larguei mas voltei, mas não consigo ficar segura com minhas entidades pois sou médium consciente é isso me dá maior inseguranças será mesmo que estou incorporada? Às vezes dá vontade de desistir me ajudem 51981039071

    ResponderExcluir
  14. Sinto tudo isso,sou consciente é isso é horrível,me sinto insegura e tenho vergonha de dizer... E às vezes tenho vontade de sair mas sou uma médium e não posso desistir dos meus guias e da minha religião,quando as entidades chegam não deixo elas falarem tenho medo... Me ajudem por favor 51981039071

    ResponderExcluir
  15. Sou uma médium consciente, escuto tudo o que está acontecendo ao meu redor, mas sinto muita vontade de chorar e sinto q estou longe,mas quando o mentor da casa me chama,parece que estou longe,ele sempre me diz q estou ajudando alguém, preciso saber se isso é médium consciente? Pq parece q eu estou mentindo, mas sempre me seguram dentro do centro espírita, mas sinceramente me sinto longe e choro muito!

    ResponderExcluir
  16. Hoje eu senti meus guias em mim mais ao mesmo tempo eu estava consciente só que eu tentava abrir os olhos e só conseguia com muita dificuldade aí nasceu a dúvida eu estava ou não incorporada me ajudem preciso entender e acabar com essa dúvida

    ResponderExcluir
  17. Eu sou médio eu incorporo e não ouço nada só que em minha mente se eu estiver incorporado e na minha frente uma pessoa que eu nunca vi eu vejo tudo á vida dela e as palavras vem na minha boca e aí eu estou incorporando?

    ResponderExcluir
  18. Muito difícil essa questão da incorporação!! Eu vejo e ouço tudo!! Mas ao msm tempo tenho movimentos involuntários. Vem aquele aperto no peito e eu não consigo controlar. Mas se alguém vem se consultar comigo eu fico nervosa, fica aquela sensação como se minha cabeça falasse comigo msm. Isso é normal ?

    ResponderExcluir
  19. Eu tbm incorporo sinto e vejo e fico na dúvida será que tô incorporado ou não??

    ResponderExcluir
  20. Eu estou começando agora na umbanda eu imcorporo mas ouço e vejo tbm fiquei na dúvida meu guia já até falou o nome dele mas acho que Sa o etapas até chegar a incorporação definitiva

    ResponderExcluir
  21. Nossa eu também incorpóreo a pouco tempo,minha dúvida é essa também ouço muitas vezes tenho dúvida se sou eu ou o guia falando

    ResponderExcluir
  22. Bom dia meu nome é dj eu fiquei 21 anos parado e fui umas vezes no centro de minha amiga e ela deu oportunidade de mim trazer os guias todos os dias que fui lá eu nunca fui preparado mas ontem fui tomei banho de ervas e fui. Cantou muito chegou o caboclo e baiano e boiadeiro o caboclo estava mais firme senti mais a presença dele só que os guias não são os mesmo que eu trabalhava a 20 anos atrás eles vao embora me explique por favor ?

    ResponderExcluir
  23. As entidades e pra fazer o bem ,mais se a pessoa quiser que faça o mal eles fazem mais tem que saber que se vc pede sangue terá mais tbm vai pagar cm sangue.

    ResponderExcluir
  24. Na verdade eu ñ sei se incorporo.
    Sinto as irradiações,vou ficando cada vez mais distante como se tivesse com muito sono, e de repente sinto como se tivesse embriagada sem ter bebido. Muitas vezes chego a ficar paralisada.
    Mas como me recordo de tudo ñ sei se isso é incorporação

    ResponderExcluir